José António Silva e Sousa

José António Silva e Sousa

Sócio Fundador - Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa e Pós Graduado em Finanças (PAFE) pela mesma Universidade, é Advogado pela Ordem dos Advogados Portugueses desde 1989 e pelo Ilustre Colegio de los Abogados de Madrid desde 2009. Foi membro do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados e representante português na UIBA - Unión Iberamericana de Colegios de Abogados - sendo actualmente Membro do Senado da Organização.
É Auditor da Defesa Nacional desde 2002 tendo sido Presidente da Direção e posteriormente da Mesa da Assembleia Geral da Associação dos Auditores da Defesa Nacional.
Foi Membro Fundador e atual Presidente do Conselho de Administração da Fundação Luso-Espanhola
Foi durante cerca de uma década Presidente do Conselho Jurisdicional da Associação de Futebol de Lisboa tendo sido, também, membro do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Actualmente é Membro do Tribunal Espanhol de Arbitragem Desportiva (Comité Olímpico Espanhol).
É membro português do International Council for Commercial Arbitration (ICCA), da European Maritime Law Organization (EMLO), da London Maritime Arbitrators Association e sócio do Instituto Iberoamericano de Direito Marítimo, da Associação Espanhola de Direito Marítimo, da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Confraria Maritima Portuguesa. Foi membro do Instituto do Direito Bancário em representação da Ordem dos Advogados e Vice-Presidente do Fórum Luso-Espanhol de Direito Bancário e Financeiro. Para além da Coordenação Geral das duas Sociedades de Advogados dedica-se sobretudo a temas e intervenções em todos os tipos de Contencioso e Arbitragem.
José António Silva e Sousa é Comendador da Ordem do Infante D Henrique, de Portugal e Comendador da Ordem do Mérito Civil de Espanha.